Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Prefeitura e Governo do Estado discutem melhorias para a Rede Pública de Saúde de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Município busca ampliação de leitos, repasses financeiros e reforço no atendimento regional em parceria com o Estado
Em encontro realizado na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, representantes da Prefeitura de Joinville e do Governo de Santa Catarina discutiram estratégias para fortalecer a Rede Pública de Saúde na maior cidade catarinense.
Representando Joinville, estiveram presentes o secretário da Saúde, Rodrigo Andrioli; o secretário da Fazenda, Fernando Bade; e o diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior. Por parte do Governo do Estado, participaram o secretário da Saúde, Diogo Demarchi Silva, e a secretária adjunta, Cristina Pires Pauluci.
“A reunião foi muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de apresentar as demandas mais urgentes de Joinville e saímos com o compromisso da cooperação entre as estruturas municipais e estaduais para avançar nos temas propostos. A saúde é prioridade e somente vamos evoluir trabalhando juntos”, afirmou o secretário Rodrigo Andrioli.
Entre os principais pleitos, destacou-se a necessidade de ampliar o fluxo de atendimento para pacientes com dengue nas categorias “C” e “D”, que geralmente necessitam de internação. A priorização do serviço de Regulação e a expansão de leitos exclusivos para este perfil de pacientes foram debatidas.
Outro ponto central foi o aumento de leitos para Saúde Mental, especialmente para desintoxicação de pacientes dependentes de álcool e drogas. Também foi discutida a regularidade dos repasses financeiros para o Hospital São José e a equalização de R$ 4,7 milhões em pagamentos referentes a serviços já contratados, como o Mutirão de Cirurgias Eletivas, consultas oncológicas e suporte ventilatório.
O município ainda destacou a necessidade de reequilibrar o custeio do Centrinho Prefeito Luiz Gomes, referência regional em deficiência auditiva e fissura labiopalatina, onde 90% do investimento é feito pela Prefeitura e apenas 10% pelo Estado.
Por fim, foi solicitado o retorno de serviços essenciais no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, como o Ambulatório de Neurologia e a Emergência Ginecológica, que desempenham papéis fundamentais na organização do atendimento em Joinville.

Deixe seu comentário